Cirurgia Oncológica

Cirurgia Oncológica

O que trata

No tratamento oncológico, costuma-se associar três tratamentos específicas, a quimioterapia, radioterapia e cirurgia oncológica.

O cirurgião oncológico, como o próprio nome diz, é responsável pela parte cirúrgica do atendimento e participa, junto aos demais profissionais, do planejamento e execução do tratamento do câncer e do acompanhamento periódico dos pacientes. A cirurgia é a única desta tríade que pode ter indicação única, isto é, tumores ainda pequenos e descobertos muito no início podem ser curados completamente no procedimento cirúrgico, sem necessidade de quimioterapia ou radioterapia.

Atuação do especialista

Por terem uma formação ampla e estarem habituados a operar segundo os critérios da cirurgia oncológica, também realizam cirurgias benignas, entre elas a histerectomia e retirada de nódulos benignos. Isso acontece porque o cirurgião lida com áreas que vão além do que um procedimento comum iria, como o envolvimento de outros órgãos e a remoção de tecidos e linfonodos.

Este médico também é o responsável pelas biópsias e exames de rastreamento, como colposcopia, e por este motivo, também atende em seu consultório pacientes sem diagnóstico ou com suspeita de câncer. Dor pélvica, cistos ovarianos e sangramento vaginal em idosas são situações comuns que justificam investigação.

Nossos time de especialistas