Cirurgia Torácica

Cirurgia Torácica

O que trata

A cirurgia torácica é a especialidade médica que cuida das doenças o tórax e do sistema respiratório com indicação cirúrgicas nos pulmões, parede torácica (tecidos de revestimento, ossos, costelas e os músculos do tórax), traquéia, brônquios, pulmões, pleuras (membrana que recobre o pulmão), mediastino (região entre os pulmões) e até esôfago.

Os problemas benignos tratados e acompanhados por este especialista são relacionados às infecções, pneumonias frequentes, derrame pleural (acúmulo de líquido na pleura), doenças do mediastino e a hiperidrose (condição que provoca suor excessivo). Uma deformidade da parede do tórax, chamada pectus, também é operada por este cirurgião.

No entanto, os casos de câncer de pulmão são o foco maior da especialidade, devido à frequência nos consultórios

Atuação do especialista

Durante a consulta, o cirurgião investiga os sintomas, realiza a avaliação física e solicita exames complementares imprescindíveis para detectar precocemente qualquer tipo de doença. Os mais comuns são exames de sangue, da secreção, das funções pulmonar e cardíaca e os exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética, endoscopia e broncoscopia.

O papel da cirurgia é curativo, em casos iniciais, ou faz parte do protocolo de tratamento multidisciplinar, que envolve também oncologista, radioterapeuta, pneumologista e patologista.

Nosso especialista