Geriatria

Geriatria

O que trata

O geriatra é o médico que atende, em sua grande maioria, pessoas idosas ou que já passaram dos 40 ou 50 anos. Os problemas mais comuns nesses pacientes são as alterações metabólicas, hipertensão, doenças crônico-degenerativas, dores e perda de memória.

A especialidade vem se transformando ao longo do anos, atuando também na prevenção e focando no envelhecimento saudável. Assim, é possível iniciar o acompanhamento ainda jovem, entre os 30 e 35 anos.

Atuação do especialista

Este especialista é o que mais se aproxima do antigo conceito de médico da família. A consulta é diferenciada, realizada com mais paciência do que o habitual e é reservado um tempo maior para escutar o paciente, pois a geriatria precisa de uma análise integral.

No caso dos pacientes mais jovens, o organismo é avaliado por inteiro, com análise dos índices metabólicos, possíveis dores, funções dos órgãos, hábitos de vida, histórico familiar e de que forma pode-se evitar doenças.

Em pessoas com mais idade adota-se a mesmo procedimento e também são ouvidas as queixas, doenças preexistentes e avaliados os medicamentos que já estão sendo usados, para tentar harmonizar as interações entre eles.

Em todos os atendimentos, o exame físico é muito valorizado, com a palpação do abdômen, análise do funcionamento das articulações, entre outros. Após todo esse processo, normalmente são solicitados exames laboratoriais que avaliam as funções renal, hepática, tireoidiana, suprarrenal, pancreática e hormonal, o índice glicêmico, a insulina, os minerais e as vitaminas. E também são solicitados exames de imagem, tais como ultrassom de abdome total, mama, e tireoide, dentre outros.

Nosso especialista