Hematologia

Hematologia

O que trata

Esta é a área da medicina responsável pelo tratamento das doenças do sangue, aquelas que atingem seus componentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Faz parte também do campo de atuação desse especialista o tratamento  do órgão onde o sangue é produzido: a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço.

Cada um desses órgãos e células tem sua função específica, desde transporte de oxigênio até a defesa do organismo. E quando há um desequilíbrio, seja na produção ou funcionamento desses elementos, ele é tratado pelo hematologista.

Atuação do especialista

Entre as principais doenças hematológicas, podemos citar: excesso ou deficiência de ferro e vitamina B12, trombose, aborto de repetição, manchas roxas e infecções recorrentes.

O hematologista também é responsável pelo tratamento de doenças malignas, tais como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica – área que o ICB tem grande reconhecimento. Nesses casos, o profissional realizará uma investigação laboratorial detalhada, que inclui a análise da medula óssea, e vai determinar o melhor tratamento para corrigi-la.

Nossos time de especialistas