Mastologia

Mastologia

O que trata

Mesmo sendo muito associada ao câncer de mama, a Mastologia não trata apenas as doenças malignas, mas todo e qualquer problema na mama.

O mastologista deve ser procurado a qualquer sinal de alterações nas mamas, entre elas, dores, inflamações, nódulos palpáveis, retração do mamilo e drenagem de secreção mamilar fora do período de amamentação. Este é o médico mais capacitado para investigar e tratar as causas dessas alterações.

Atuação do especialista

Durante a consulta, são analisados o histórico da paciente, os hábitos de vida e a exposição a hormônios exógenos, como anticoncepcionais, e endógenos, nos casos de menarca precoce ou menopausa tardia. O médico realiza a avaliação física das mamas e das regiões próximas, e solicita exames complementares, tais como ecografia mamografia, para pacientes com mais de 40 anos, ou ressonância magnética. Após a análise dos resultados, pode ser necessária a punção ou a biópsia para uma investigação mais detalhada.

Nos casos de câncer de mama, o mastologista realiza toda a investigação diagnóstica, o tratamento cirúrgico e o encaminhamento para quimioterapia ou radioterapia, além do acompanhamento periódico da paciente pós-tratamento.

Nossos time de especialistas