Nutrição Oncológica

Nutrição Oncológica

O que trata

A Nutrição Oncológica é uma especialidade fundamental para quem está passando pelo tratamento do câncer. Este profissional atua em duas frentes: preparando o paciente para o início da terapia e para reverter ou amenizar seus efeitos colaterais.

Dependendo da localização e estágio da doença, podem surgir algumas complicações, como desnutrição, desidratação, fadiga, perda de massa muscular, alteração no paladar, alteração no metabolismo, entre outros. Com a Nutrição, é possível atuar exatamente nos sintomas que estão interferindo na qualidade de vida do paciente, melhorando sua imunidade, sua saúde e fazendo com que o organismo esteja preparado para receber os quimioterápicos e apresente menos reações.

O acompanhamento nutricional é determinante, pois impacta diretamente no início e na continuidade do tratamento oncológico, influenciando assim em seu resultado.

Atuação do especialista

O nutricionista foca na individualidade do paciente para se adaptar ao momento que cada um está passando. Na consulta, são esclarecidos quais alimentos mais adequados para cada fase do tratamentos e quais devem ser evitados.

Sempre são levados em consideração as preferências do paciente, sua rotina e sua cultura, pois alimentação também é cultural. Todo o processo precisa ser o mais prazeroso possível para ajudar no enfrentamento do câncer. O bem-estar e qualidade de vida sempre vêm em primeiro lugar.

Nossos time de especialistas