Reumatologia

Reumatologia

O que trata

O reumatologista é o médico responsável pelo tratamento de diversas doenças que atingem o sistema osteomuscular e o tecido conjuntivo. Entre as mais comuns, estão artrose, artrite, tendinite, osteoporose e fibromialgia. Vale lembrar que o reumatologista também trata de patologias com perfil autoimune (quando o sistema imunológico ataca as células do próprio corpo), como lúpus, artrite reumatóide e espondilite.

Em seu consultório, o médico atende pacientes com dores articulares agudas e crônicas, edema e vermelhidão nas articulações, queda de cabelo inexplicada, lesões de pele e problemas crônicos encaminhados por outros especialistas para investigação de doenças autoimunes. A principal ferramenta deste especialista é a avaliação clínica, com o entendimento do histórico do paciente, que inclui antecedentes pessoais e familiares, e o exame físico detalhado, além disso exames de san

Atuação do especialista

A especialidade também é de extrema importância para pacientes que estão tratando o câncer, pois muitos tumores podem causar lesões semelhantes às alterações encontradas nas doenças autoimunes.

O tratamento é feito com anti-inflamatórios, corticoides, poupadores de corticoide (para pacientes que fazem uso constante de corticoide) e imunobiológicos (medicamentos que inativam mecanismos específicos nas doenças autoimunes). Não é raro o encaminhamento para a fisioterapia, acupuntura, psicoterapia e terapia ocupacional para complementar o tratamento.

Nossos time de especialistas