Notícias

Conheça os segredos para, finalmente, cumprir as metas de ano novo

E quem é que não chega em dezembro fazendo inúmeros planos para o ano seguinte? Mudar a alimentação, iniciar uma atividade física, se capacitar profissionalmente, adquirir um novo hábito… As metas são muitas e justamente por isso algumas acabam sempre ficando para o “ano que vem”.

Se você se identificou com esta cena, este post vai te ajudar. Conversamos com a psicóloga do ICB, Elívia Jacobina, e separamos algumas dicas para você tirar esse planejamento do papel e não deixar nada pra depois.

1) Analise suas prioridades
Antes de iniciar sua lista de resoluções de Ano Novo, pense sobre seu momento atual e veja o que é prioridade. Se necessário, reveja sua lista do ano passado e identifique o que foi ou não cumprido. Do que não foi cumprido, o que realmente é essencial para você? Selecione duas ou três dessas resoluções e comece por elas.

2) Reserve um horário
Quantos minutos do seu dia está destinado a você? Só será possível cumprir as metas, se você reservar um período diário para elas e, para isso, é preciso ter organização de horários. Separe na sua agenda ou planner a hora da academia, o momento da leitura, o tempo de estudar, o de descansar…

Precisamos dar valor à nossa hora. Nós respeitamos tanto os horários dos outros e não respeitamos os nossos. Sempre nos deixamos para depois e, quando vemos, já se passaram 365 dias. As metas são alcançadas de dia em dia.

3) Estabeleça metas possíveis
Na hora de planejar os objetivos, a tendência é exagerar, tanto em quantidade quanto em intensidade. Isso faz com que eles se tornem um peso e pareçam inalcançáveis, levando à desistência. Portanto, se você tem o objetivo de perder 15kg, comece perdendo 3kg. Quando conseguir, perca mais 3kg. Caso você pretenda participar de competições de corrida, inicie com a meta diária de 15 minutos e vá aumentando gradativamente.

Quando começamos pelo pequeno, o sucesso se torna mais fácil e, a cada conquista, ficamos motivados para alcançar ainda mais!

4) Reavalie sempre
A vida possui inúmeras variáveis que acabam interferindo na nossa rotina diária. O nascimento de um filho, um novo horário de trabalho, a mudança de cidade… Por isso, é importante sempre reavaliar seu planejamento semanalmente e adaptar os horários e metas ao seu dia a dia. E não tenha medo nem vergonha de diminui-las ou reduzir os horários dedicados a elas, pois é melhor um pequeno progresso do que progresso nenhum.

O fim do ano é um momento que inspira novas realizações. Aproveite os últimos dias de 2018 para olhar pra trás e ver o que você deseja para si mesmo em 2019. Dia 1º de janeiro é o marco zero é o tempo de recomeçar.

Remodal