A Importância do Check-up na Prevenção de Doenças
Você se lembra qual foi a última vez em que você realizou um check-up médico?
Segundo o INCA, em uma publicação realizada em fevereiro de 2020, a estimativa é que no Brasil existam 625 mil novos diagnósticos de câncer por ano até o ano de 2022. A expectativa é que o número de casos continue aumentando ao longo dos anos.
Por isso, quando se trata de doenças silenciosas, a prevenção é a única maneira segura de obter um diagnóstico e tratamento precoce, aumentando as chances de cura e diminuindo as possibilidades de sequelas ou morte prematura.
Dessa forma, estar com o check-up em dia pode oferecer uma vida mais longa, com mais qualidade e menos restrições. O ideal é que essa avaliação seja realizada anualmente, pois é a melhor maneira de cuidar da saúde e prevenir doenças.
Quais exames englobam o check-up?
Um check-up consiste na realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem com o objetivo de analisar a saúde do paciente como um todo, viabilizando o diagnóstico de doenças, anormalidades e fatores de risco.
Exames comuns de serem solicitados no check up completo são os exames de sangue, de imagem, eletrocardiograma, teste ergométrico, biópsia, holter, radiologia e outros, de acordo com o quadro clínico de cada cada paciente.
Ao encontrar alguma anormalidade, pode-se começar o tratamento imediato e, caso sejam encontrados fatores de risco para determinadas doenças, encontram-se formas de adequar comportamentos e hábitos na rotina do paciente que influenciam diretamente tais fatores.
Por que fazer um check-up médico anualmente?
Desde os primórdios, a humanidade é capaz de se adaptar a situações mais adversas, contudo é extremamente frágil e sofre intervenções constantes que influenciam para maior deterioração da saúde.
Todos os dias , somos expostos à radiação, poluição, alimentos ultraprocessados, infecções, estresse, falta de atividade física e demais condições que afetam a nossa saúde física e mental.
Estes fatores podem ser porta de entrada para doenças como a Dengue e a Gripe; doenças crônicas como Câncer, Hepatite, Asma, Obesidade; doenças autoimunes, como AIDS, Tireoidite de Hashimoto, Artrite, dentre outras.
Para evitar este tipo de problemas com a saúde ou até mesmo o agravamento de qualquer condição delicada, nosso organismo precisa estar bem nutrido, ativo e com uma boa imunidade para que seja possível evitar problemas de saúde.
E, quando falamos em nutrição, estamos falando de vitaminas, minerais, equilíbrio hormonal, boa composição corporal, disposição, hidratação e um estado emocional equilibrado.
Por isso, é preciso realizar seu check up regularmente, uma vez ao ano, pois essa é a única maneira de avaliar o seu organismo e identificar as suas necessidades vitamínicas, hormonais, assim como possíveis fatores de risco.
O que são fatores de risco?
Fatores de risco são quaisquer circunstâncias que aumentem a probabilidade da incidência de uma doença ou agravo à saúde. Podem ser classificados em genéticos, sintomáticos, comportamentais ou podem estar ligados à diagnósticos anteriores, por exemplo:
- Sedentarismo;
- Sobrepeso;
- Dependência química;
- Tabagismo;
- Má alimentação;
- Histórico familiar com presença de doenças crônicas;
- Dores no corpo;
- Manchas, sardas e erupções na pele;
- Fadiga excessiva, dentre outros.
Por isso, é importante ter em mente que nosso corpo sempre dá sinais quando algo não está certo. Porém, muitas vezes, esses sinais – ou sintomas – são banalizados por pensarmos que são normais.
No entanto, não é normal sentir dores, incômodos, alergias ou queixas recorrentes de algo relacionado ao organismo. É preciso investigar.
Ademais, é comum relacionar saúde à ausência de doenças com sintomas aparentes, o que pode ser um erro grave. Portanto, é ainda mais necessário o acompanhamento periódico de saúde com a realização do check-up.
Quando devo realizar meu check-up?
Homens e mulheres de todas as idades podem – e devem – realizar seu check-up médico anual.
Porém, em adultos a partir dos 30 anos essa realização deve ser tratada como obrigatória, pois os riscos para problemas de saúde são aumentados a partir dessa faixa etária, onde ocorre o início do processo de envelhecimento e o organismo retarda determinadas funções.
Ademais, caso você esteja sentindo algum sintoma crônico como dores, fadiga excessiva, estresse, ansiedade ou sintomas depressivos, considere uma boa hora para realizar seus exames. Afinal, todas as doenças, independente de físicas ou emocionais, estão relacionadas à saúde do seu organismo.
É preciso ter uma atenção especial aos sintomas e fatores de risco para o Câncer e problemas cardíacos, pois são as doenças mais silenciosas e que possuem uma das maiores taxas de morte no mundo.
Onde posso realizar o meu check-up anual?
No ICB, Instituto de Câncer de Brasília, você pode realizar os seus exames anuais, além de contar com uma ampla gama de especialidades para realizar tratamentos ou cuidados preventivos.
Aqui , você pode entrar em contato com um de nossos especialistas, pode responder ao nosso quiz de sintomas para entender o que pode estar acontecendo no seu organismo e desvendar alguns mitos e verdades mais comuns sobre o Câncer.
E, se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais para ajudar na conscientização sobre a importância da prevenção e como a realização de check-ups anuais podem fazer toda a diferença no tratamento de doenças.
Aproveite para nos seguir e ficar por dentro dos nossos conteúdos, notícias e novidades sobre saúde e qualidade de vida.