Homem, você foge do consultório médico? Se sim, é bom repensar este hábito
Todo mês de novembro paramos para conscientizar sobre o câncer de próstata e seus exames de rastreio. Pois é, essa dupla que leva ao diagnóstico precoce da doença, aumentando a eficácia do tratamento e até mesmo as chances de cura.
Mas, como alguns homens não têm o costume de cuidar da saúde, seja pelos hábitos de vida ou consultas médicas, o Novembro Azul acabou se tornando uma campanha pela saúde masculina como um todo. E, de fato, isso vem se tornando muito importante e vamos explicar o motivo neste post.
Homens cuidam menos da saúde que as mulheres
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, infelizmente, cuidar da saúde não é um hábito da população masculina. Os resultados mostraram que, mesmo ambos os sexos tendo igual cobertura em planos de saúde, 82% das mulheres que participaram do estudo consultaram um médico em 2019, enquanto apenas 69% dos homens foram a uma consulta médica.
Além disso, uma outra pesquisa do Ministério da Saúde revelou que sete em cada dez só procuram um médico após a insistência da mulher ou dos filhos.
Esse comportamento pode refletir diretamente em outro dado – também do Ministério da Saúde. A cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens, e 40% desse óbitos são causados por doenças no aparelho circulatório e câncer.
Por que cuidar da saúde?
O câncer de próstata é hoje o segundo mais frequente entre os homens, com cerca de 65 mil casos por ano. Quando o assunto é mortalidade, este tipo de tumor é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Mas, se diagnosticado no início, as chances de morte diminuem significativamente e as de cura aumentam. E, para isso, é preciso realizar as consultas de rotina e os exames de rastreio para este tipo de tumor.
A mulher, desde a adolescência, é incentivada a consultar um ginecologista, mas o homem não tem esse hábito, vindo, muitas vezes, a procurar um urologista apenas aos 50 anos de idade ou quando sente algo fora do normal. Essa realidade pode e deve mudar.
Quanto mais os homens se conscientizarem da importância com o cuidado da saúde, menos cânceres em estágio avançado teremos e o câncer de próstata se tornará cada vez menos fatal.
Um ótimo primeiro passo é conhecer mais sobre a doença. O ICB desenvolveu um site inteiramente dedicado ao Novembro Azul, trazendo informações sobre o câncer de próstata, histórias de quem já venceu este desafio e também um quiz gratuito para você saber como anda os cuidados com a sua saúde. Acesse: https://vozesdonovembroazul.com.br/