Notícias

Covid-19: Como melhorar a imunidade através da alimentação

Durante a pandemia, ouvimos muito falar sobre imunidade e dicas de como melhorá-la. A verdade é que muitos se assustaram com a Covid-19 e quiseram voltar a atenção para o cuidado com a saúde.

Uma das melhores formas de ajudar o sistema imune (responsável por defender nosso corpo de infecções) é manter uma alimentação saudável. Claro que não existe uma receita mágica nem apenas um alimento específico que vai combater as doenças que afetam nosso corpo, mas alguns hábitos, em conjunto, contribuem bastante.

Orientações básicas

Seguindo esses passos, é possível melhorar muito o funcionamento do seu intestino e da sua saúde como um todo.

  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes;
  • Aumente a ingestão de fibras alimentares, como: arroz e pães integrais, aveias e outros farelos;
  • Mantenha uma boa ingestão proteica;
  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar;
  • Não faça dietas restritivas; e
  • Ingira bastante água.

Nutrientes importantes para o sistema imunológico

Como falamos anteriormente, nenhum alimento sozinho é capaz de combater uma infecção, mas alguns nutrientes específicos são o caminho para uma boa imunidade.

Vitamina D
Responsável pela regulação do sistema imunológico. Para obtê-la, tome sol de 10 a 15 minutos por dia e consuma peixes e ovos, ambos ricos nessa vitamina.

Selênio
É um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças. Ele está presente nas castanhas do pará e também nos peixes.

Vitamina C
Muito popularmente conhecida por ajudar a fortalecer o sistema imunológico, esta vitamina também tem ação antioxidante. Ela é muito encontrada em frutas, como laranja, limão, goiaba, acerola, açaí, maracujá e kiwi. Pimentões e folhas verdes escuras também contêm vitamina C.

Zinco
Além de aumentar a imunidade, o zinco também é importante para a produção hormonal. É possível encontrá-lo nos chocolates acima de 70%, linhaça, gema de ovo, castanha de caju, amendoim e feijão.

Alimentos que trazem mais saúde ao corpo

Especiarias
As especiarias são conhecidas por oferecerem aquele sabor a mais aos preparos, mas todas elas desempenham um importante papel na imunidade também. Algumas que devem ser incluídas na alimentação são alho, cebola, aipo, coentro, gengibre, cúrcuma e pimenta.

Própolis verde
Excelente para ajudar a prevenir doenças. Estudo já mostraram seus benefícios e, por isso, o seu uso deve ser diário, mesmo que não esteja doente ou apresente algum sintoma.

Frutas e vegetais escuros
Esses grupos de alimentos são benéficos ao organismo por reduzirem os processos inflamatórios e aumentarem o número de células imunológicas. As que merecem maior destaque são mirtilo, açaí, jabuticaba e acerola.

Cúrcuma
Muito utilizada na medicina e culinária indiana a cúrcuma tem como princípio ativo a curcumina. Ela tem altíssimo poder de ajudar a tratar infecções e também tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

Gengibre
Também é um alimento com poder de ajudar no combate às infecções. Pode ser consumido em chás, em sucos ou mastigar o gengibre in natura.

Embora todos esses alimentos sejam extremamente benéficos à saúde, sempre consulte seu médico ou nutricionista antes de mudar sua alimentação.

Remodal