Notícias

Covid-19: ICB elabora estratégia para continuar tratando seus pacientes sem risco de contaminação

Diante da pandemia da Covid-19, e respeitando todas as orientações da OMS e demais organizações da saúde, o ICB passou por mudanças em seu atendimento.

Precisamos sim evitar o avanço do coronavírus ficando em casa, mas, os demais problemas de saúde continuam acontecendo. Portanto, se você estiver sentindo algum sintoma, deve buscar uma consulta.

Em todos esses anos de experiência, vimos o tempo ser decisivo no tratamento e até mesmo na cura de muitos casos. Por isso, diagnóstico precoce desempenha um papel importante na nossa rotina e na vida de nossos pacientes.

Por isso, o ICB elaborou uma estratégia para seguir com as consultas a seus pacientes e, ao mesmo tempo, manter a clínica livre da contaminação da Covid-19, oferecendo segurança aos pacientes, acompanhantes e equipe.

Teleconsulta

A primeira medida foi adoção das teleconsultas, autorizadas pelo Ministério da Saúde neste período.

Via chamada telefônica, ou por plataformas como Skype e WhatsApp, os pacientes podem se consultar com o seu médico normalmente, no conforto e segurança da sua casa, inclusive com o recebimento de receitas e pedidos e avaliação de exames. Tudo acontece no ambiente virtual.

Porém, se o médico achar necessário ou o paciente se sentir mais à vontade, é possível realizar consultas presenciais. A segurança é a mesma, pois também fizemos uma divisão das unidades para reduzir a circulação de pessoas nas clínicas.

Unidades exclusivas

A principal estratégia para seguir com os tratamentos e atendimentos e manter a clínica Covid-Free foi a separação das unidades para:

Infusão de medicamentos e consultas oncológicas

Desde o início, a nossa unidade do Advance 2nd foi dedicada às consultas de oncologia clínica. Lá, os pacientes continuaram realizando com total segurança seus tratamentos e também se consultando rotineiramente com seus oncologistas.

O centro de infusões desta unidade também seguiu as atividades, realizando o tratamento de pacientes oncológicos e também de outras especialidades com aplicação intravenosa.

Consultas presenciais e procedimentos das demais especialidades

É evidente que alguns casos pedem uma consulta presencial, seja para uma avaliação mais aprofundada, exame ou por necessidade do paciente. Para isso, mantivemos a unidade localizada na 910 sul, Edifício Vital Brasília, unicamente voltada para consultas e realização de procedimentos.

Infusão de medicamentos para pacientes de infectologia

Sabemos que vários pacientes realizam seus tratamentos com antibióticos em hospitais. Porém, devido ao grande número de casos da Covid-19, muitos estão com receio de irem aos hospitais ou até mesmo não encontram vagas. Para esses pacientes, a nossa clínica de Taguatinga, localizada no Pátio Capital, está de portas abertas.

Estamos realizando a aplicação de antibióticos de forma ambulatorial, evitando internação e idas desnecessárias aos hospitais. E para os que estiverem mais debilitados, também oferecemos o serviço de aplicação em casa. Basta entrar em contato conosco, consultar as condições, as localidades atendidas e os tipos de medicamentos administrados que nossa equipe vai à casa do paciente seguindo todas as normas de segurança.

Medidas contra contaminação

Além disso, tomamos todos os cuidados para que não haja contágio algum na clínica. Para isso, o paciente é entrevistado no telefone para verificar se ele apresenta algum sintoma de gripe.

Se houver algum sinal, ele é encaminhado para uma teleconsulta com o clínico geral do ICB para uma análise mais específica e orientações sobre o quais serãos os próximos passos. Se ele estiver assintomático, sua ida a uma das três unidades é liberada.

Na entrada da clínica, ele é recebido por uma enfermeira (provida de equipamentos de proteção individual|) e será examinado novamente. Antes de entrar, são disponibilizados máscara e álcool em gel.

Sem espera e sem aglomeração

Outro ponto-chave dessas unidades é a presença exclusiva da equipe de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos). Nenhuma recepcionista ou funcionário administrativo está presente nas clínicas, todos eles estão em regime de home office.

Além disso, reduzimos o número de pacientes atendidos no dia, aumentando o tempo entre as consultas. Essa medida faz com que as chances de espera na recepção sejam reduzidas ao máximo.

Equipe voltada para esclarecer dúvidas

O paciente que tiver qualquer dúvida sobre as modalidades de atendimento e consulta do ICB, sobre o seu tratamento ou sobre a própria Covid-19, pode entrar em contato por ligação ou mensagem via WhatsApp pelo (61) 3030-1915. Uma enfermeira do nosso setor de cuidado coordenado estará disponível para conversar.

Se puder, fique em casa, mas não deixe o cuidado com a sua saúde de lado. Se estiver apresentando algum sintoma fora do comum ou tiver algum exame para ser avaliado, entre em contato e agende sua consulta.

Telefone: 3030-1900
WhatsApp: (61) 98626-0640

Remodal