• ICB_Horario

    SEG-SEX 7h30 às 19h | SÁB 8h às 12h

Notícias

Você conhece os principais sintomas do câncer de mama?

Embora o câncer de mama tenha maior incidência em mulheres com mais de 40 anos, cuidar da saúde é uma tarefa de todas as mulheres. É preciso ficar muito atenta, pois os casos em mulheres a partir dos 30 anos vêm aumentando e, quanto mais você souber sobre a doença, mais fácil fica de combatê-la.

Além do autoexame e da realização de mamografias de rastreamento, observar as mamas e saber identificar os primeiros sintomas é fundamental para o diagnóstico precoce, fator que aumenta as chances de eficácia do tratamento. Então vamos conhecê-los!

Fique atenta aos sinais

Alguns sintomas, muitas vezes, podem ser leves, por isso é importante conhecer bem suas mamas e observar se há algo fora do normal, por menor que seja. Os principais sinais de alerta são:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo quando não se sente a presença de um nódulo);
  • Nódulo único endurecido;
  • Irritação em uma parte da mama;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Vermelhidão ou inchaço na pele;
  • Espessamento ou da pele ou do mamilo;
  • Secreção nos mamilos.

Emagrecimento repentino, dores pelo corpo e cansaço intenso também são sinais que devem ser observados de perto. Por isso, é é importante lembrar que o autoexame não substitui a consulta anual com o ginecologista ou o mastologista e a realização de exames de rastreio para mulheres com mais de 40 anos.

Outra informação importante que você deve saber é que alguns sintomas podem se agravar de acordo com o estágio da doença. Vamos conversar um pouquinho sobre eles?

Estágios do câncer de mama

Para o câncer de mama, os estágios vão de 0 a 4, de acordo com a extensão do tumor. Por isso que a campanha fala tanto sobre diagnóstico precoce, porque identificar um câncer no estágio zero pode significar até 95% de chance de cura.

  • No estágio 0, há presença de células cancerosas ainda nos dutos e, nessa fase, o tumor é quase sempre curável;
  • No estágio 1, há a existência de um tumor, menor que 2 cm, que não afeta as glândulas linfáticas das axilas;
  • No 3, já é possível observar nódulos maiores que 5 cm que, algumas vezes, atingem estruturas vizinhas, como pele, músculo e glândulas linfáticas, mas ainda não se espalha pelo corpo;
  • Quando o tumor atinge o estágio 4, há a presença de metástase – quando as células cancerígenas começam a se espalhar para outras partes do corpo e formam novos tumores — nesse caso, geralmente, há o comprometimento das glândulas linfáticas.

Neste Outubro Rosa, cuide da sua saúde! Pois este ato inspira e incentiva outras mulheres a fazer o mesmo. E para dar um empurrãozinho a mais, nós desenvolvemos um hotsite com um quiz gratuito para que todas conheçam esses fatores de risco e saibam se estão em dia com a sua saúde. Lá você também já pode marcar a sua consulta e realizar os seus exames de rotina.

Em outra área do hotsite, você se inspira com histórias de várias mulheres que já venceram a doença, estão em tratamento ou apoiaram alguma amiga ou familiar. Acesse vozesdooutubrorosa.com.br e faça parte da luta contra o câncer de mama junto com a gente!

Remodal

Fale Conosco

Contato

  • ICB_Horario
    • SEG-SEX 7h30 às 19h
    • SÁB 8h às 12h
icb_grafismo_negativo

Encontre uma unidade

Sede Corporate (Águas Claras)

Unidade Administrativa

RUA 12 NORTE, LOTE 02, SALA 901 e 902 ED. CORPORATE, AGUAS CLARAS, TAGUATINGA CEP: 71.909-540.

Unidade Patio Capital (Taguatinga Sul)

Unidade de Assistência

QS 3 EPCT LTES 3, 5, 7 e 9, LOJA 01 ED. PATIO CAPITAL, CEP: 71.953-000

Unidade Vital Brasília (Asa Sul)

Unidade de Assistência

Q SEUPS 710/910 CONJUNTO A SALA 104 ED. VITAL BRASÍLIA, ASA SUL CEP: 70.390-108

Unidade Advance (Asa Sul)

Unidade de Assistência

SGAS 915 LOTE 68ª CENTRO CLINICO ADVANCE SECOND SALA 227 a 232 CEP: 70.390-150

Unidade Biosphere (Asa Norte)

Unidade de Assistência

ST SHL/NORTE LOTE 09  BLOCO B SALAS 113,115,116,117,118,3,119
ED. BIOSPHERE HEALTH CENTER – ASA NORTE – BRASILIA – DF , CEP 70770-560