Novembro Azul: uma campanha e um mês para cuidar da saúde masculina
Passado o Outubro Rosa – época de conscientizar a população sobre o câncer de mama – agora chegou a vez de chamar a atenção masculina para os cuidados com a saúde e falar sobre o câncer de próstata. Por isso, novembro é conhecido como Novembro Azul, um mês para conversarmos sobre a importância da detecção precoce deste tipo de tumor.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. Ele é a segunda principal causa de morte por câncer entre a população masculina, fazendo uma vítima fatal a cada 36 homens.
Como teve início?
A iniciativa de incentivar a população masculina a dar mais atenção à saúde surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da ideia de dois amigos. Eles escolheram o mês de novembro, pois, no dia 17, é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Eles tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.
No ano seguinte, surgiu a Movember Foundation – nome surgido da junção das palavras moustache (bigode) e November (novembro) –, uma organização sem fins lucrativos que visava à arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata.
Com o passar dos anos, a campanha atraiu cada vez mais participantes e se espalhou para mais de 20 países, passando a ser conhecida também como No-Shave November, o “novembro sem barbear”.
Chegada no Brasil
O Movember chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Hoje, o Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas ações educativas sobre o câncer de próstata, que visam levar mais informação aos homens e todas as pessoas que o rodeiam para que os exames de rastreio deixem de ser tratados como tabu.
Como o diagnóstico envolve o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas, muitos homens relutam em realizá-lo em função do preconceito. Por isso, um dos objetivos do Novembro Azul é justamente quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima dessas barreiras. Afinal, um simples exame pode salvar vidas.
Esse ano, o ICB idealizou a campanha Vozes do Novembro Azul, e como parte da iniciativa preparou um hotsite para a população masculina se atentar aos fatores de risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Por meio de um quiz, o visitante responde perguntas relacionadas às suas características e hábitos, e o site calcula se o risco é baixo, médio ou alto. Lá os homens que venceram o tumor podem contar sua experiência e incentivar outros homens a se cuidarem também. Acesse www.vozesdonovembroazul.com.br, confira e compartilhe com amigos e familiares!