Paciente em tratamento de câncer pode aproveitar o Carnaval?
Quando chega essa época do ano, muitos começam a pensar em fantasias, participam de blocos de rua e planejam viagens para os dias de folia. Sem dúvida, o Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelo brasileiro, e movimenta cidades do país inteiro com muita festa e animação.
E os pacientes que estão enfrentando o câncer? Será que eles também podem pular o Carnaval?
A oncologista do ICB, Alessandra Leite e Silva, diz que depende do paciente e da fase do tratamento.
“Pacientes que estão em quimioterapia, por exemplo, devem evitar grandes aglomerações, como blocos, mas podem festejar com grupos menores. Os demais podem e devem pular carnaval sem medo!”
Quem está em tratamento, tanto na quimio como na radioterapia, pode estar sob efeitos colaterais mais debilitantes, por isso as recomendações são mais restritas.
A quimioterapia pode afetar negativamente a imunidade, portanto frequentar locais com muita aglomeração pode expor o paciente a infecções. A radioterapia, por sua vez, pode provocar fadiga, exigindo mais repouso durante o tratamento.
Já os pacientes que estão fazendo uso de outros tipos de medicação (hormonioterapia, por exemplo) e aqueles em seguimento (estão apenas em acompanhamento), não têm restrição para curtir o carnaval. Para esse grupo, as recomendações são as mesmas dadas para todos:
- Atenção para não se exceder na quantidade de álcool consumido;
- Manter-se hidratado;
- Usar preservativo nas relações sexuais;
- Evitar passar longos períodos sem se alimentar;
- Dar preferência a alimentos leves e saudáveis.
Viagens
Também temos um grupo que prefere aproveitar a folia em outras cidades ou até os que não gostam da agitação das festas, e aproveitam o feriado prolongado para viajar para locais sossegados e descansar. O paciente com câncer, independente de qual “ala” fizer parte, pode sim arrumar as malas e seguir para outro destino.
“O paciente com câncer pode sim viajar. Viagens curtas geralmente estão liberadas, mas é importante discutir caso a caso com o seu médico, pois ele vai orientar melhor quanto aos cuidados.”
Informar ao seu oncologista ou hematologista que você irá viajar e levar as suas medicações de suporte são os cuidados fundamentais que antecedem a viagem. Também tenha em mente que viagens longas podem demandar algum preparo específico.
Durante a viagem é importante evitar a exposição direta ao sol (especialmente quem ainda está em tratamento) e manter os hábitos saudáveis da rotina alimentar e de hidratação.
Se estiver em uso de alguma medicação de rotina, mantenha-se atento para dar continuidade ao tratamento. Avise seu médico caso perceba algum sintoma diferente, além de procurar a rede de atendimento mais próxima.
Com atenção e cuidado, todos podem aproveitar a folia com muita saúde.