Você conhece os principais sintomas do câncer de mama?
Embora o câncer de mama tenha maior incidência em mulheres com mais de 40 anos, cuidar da saúde é uma tarefa de todas as mulheres. É preciso ficar muito atenta, pois os casos em mulheres a partir dos 30 anos vêm aumentando e, quanto mais você souber sobre a doença, mais fácil fica de combatê-la.
Além do autoexame e da realização de mamografias de rastreamento, observar as mamas e saber identificar os primeiros sintomas é fundamental para o diagnóstico precoce, fator que aumenta as chances de eficácia do tratamento. Então vamos conhecê-los!
Fique atenta aos sinais
Alguns sintomas, muitas vezes, podem ser leves, por isso é importante conhecer bem suas mamas e observar se há algo fora do normal, por menor que seja. Os principais sinais de alerta são:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo quando não se sente a presença de um nódulo);
- Nódulo único endurecido;
- Irritação em uma parte da mama;
- Dor na mama ou mamilo;
- Vermelhidão ou inchaço na pele;
- Espessamento ou da pele ou do mamilo;
- Secreção nos mamilos.
Emagrecimento repentino, dores pelo corpo e cansaço intenso também são sinais que devem ser observados de perto. Por isso, é é importante lembrar que o autoexame não substitui a consulta anual com o ginecologista ou o mastologista e a realização de exames de rastreio para mulheres com mais de 40 anos.
Outra informação importante que você deve saber é que alguns sintomas podem se agravar de acordo com o estágio da doença. Vamos conversar um pouquinho sobre eles?
Estágios do câncer de mama
Para o câncer de mama, os estágios vão de 0 a 4, de acordo com a extensão do tumor. Por isso que a campanha fala tanto sobre diagnóstico precoce, porque identificar um câncer no estágio zero pode significar até 95% de chance de cura.
- No estágio 0, há presença de células cancerosas ainda nos dutos e, nessa fase, o tumor é quase sempre curável;
- No estágio 1, há a existência de um tumor, menor que 2 cm, que não afeta as glândulas linfáticas das axilas;
- No 3, já é possível observar nódulos maiores que 5 cm que, algumas vezes, atingem estruturas vizinhas, como pele, músculo e glândulas linfáticas, mas ainda não se espalha pelo corpo;
- Quando o tumor atinge o estágio 4, há a presença de metástase – quando as células cancerígenas começam a se espalhar para outras partes do corpo e formam novos tumores — nesse caso, geralmente, há o comprometimento das glândulas linfáticas.
Neste Outubro Rosa, cuide da sua saúde! Pois este ato inspira e incentiva outras mulheres a fazer o mesmo. E para dar um empurrãozinho a mais, nós desenvolvemos um hotsite com um quiz gratuito para que todas conheçam esses fatores de risco e saibam se estão em dia com a sua saúde. Lá você também já pode marcar a sua consulta e realizar os seus exames de rotina.
Em outra área do hotsite, você se inspira com histórias de várias mulheres que já venceram a doença, estão em tratamento ou apoiaram alguma amiga ou familiar. Acesse vozesdooutubrorosa.com.br e faça parte da luta contra o câncer de mama junto com a gente!