Você sabe quando é hora de se preocupar com o câncer de próstata?
Cerca de 75% dos casos de câncer de próstata acontecem em homens acima dos 65 anos, mas os cuidados e o rastreamento dessa doença devem começar bem antes disso. De acordo com o INCA, a recomendação é de que os exames de rastreio – toque retal, PSA (Antígenos Específicos da Próstata) ou a biópsia da próstata – não sejam feitos frequentemente. Por isso, é essencial que os homens fiquem atentos a possíveis sinais de risco e saibam quando iniciar o acompanhamento com o urologista.
Um dos motivos para isso é que o risco de desenvolvimento de um tumor envolve muitos fatores que variam de acordo com cada caso, de modo que a recomendação só pode ser feita depois da avaliação médica.
Porém, é possível ter uma ideia da idade média em que os homens devem iniciar a rotina de exames preventivos. Para isso, adotamos as orientações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que leva em consideração os principais fatores de risco para o câncer de próstata: histórico familiar da doença, etnia negra e obesidade.
Quando o paciente não apresenta sintomas de problemas nessa glândula, é possível dividi-los em dois grupos com diferentes recomendações como idade, raça, histórico familiar e hábitos diários.
A idade é um fator determinante
As alterações na próstata podem começar a surgir em torno dos 35 anos, quando o processo de envelhecimento fica mais intenso. Porém, o desenvolvimento de um câncer nessa glândula é bastante lento, podendo levar até 15 anos.
A recomendação é de que os homens que não possuem casos da doença na família e que não sejam negros nem obesos iniciem o acompanhamento anual aos 50 anos. Dependendo das condições individuais de cada paciente, o exame de toque poderá ser indicado.
Histórico familiar deve ser levado em conta
Já aqueles que possuem histórico de casos de câncer na família, especialmente o câncer de próstata e em parentes de primeiro grau, devem procurar o urologista aos 45 anos. Vale lembrar que, assim como para os pacientes sem fatores de risco, a recomendação para a realização do exame de toque retal e do PSA depende da avaliação do urologista para cada pessoa.
Mas por que a raça e o peso corporal são fatores de risco?
Pesquisas mostram que há uma correlação entre a maior produção de melanina e o acúmulo de gordura corporal com riscos mais elevados para o desenvolvimento desse câncer. Portanto, pacientes negros e obesos devem buscar um urologista a partir dos 45 anos.
Quer saber se você está em dia com a sua saúde e se já é hora de marcar sua consulta? Esse ano, o ICB idealizou a campanha Vozes do Novembro Azul e preparou um hotsite para a população masculina se atentar aos fatores de risco para o câncer de próstata.
Por meio de um quiz, o visitante responde perguntas relacionadas às suas características e hábitos, e o site calcula o seu nível aproximado de desenvolver a doença. Acesse https://vozesdonovembroazul.com.br, compartilhe com amigos e familiares e mostre que cuidar da saúde também é coisa de homem!