Maio cinza: o câncer que ninguém vê, mas que afeta as funções de todo o nosso corpo
Neste mês de maio, nossas atenções estão voltadas para a conscientização e combate do câncer cerebral. O Maio Cinza é essencial, afinal, o câncer cerebral afeta o órgão responsável pelo controle de todas as funções do nosso corpo. Este tumor, apesar de não ser tão frequente, ainda afeta 4% da população, ocupando o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.
Este tumor pode ser tanto benigno, quanto maligno. O primeiro é caracterizado pelo crescimento lento, podendo ser solucionado com uma cirurgia para remoção. Já os malignos têm um crescimento acelerado, apresentam sintomas e necessitam de tratamentos mais complexos.
Para aumentar as chances de cura, a detecção precoce é a maneira mais eficaz, pois não há forma de prevenção. Por isso, o Doutor Douglas Manfroi, Oncologista Clínico do ICB, responde às principais dúvidas sobre a doença.
ICB: O que é o câncer cerebral?
Douglas Manfroi: O sistema nervoso central é formado pelo cérebro e a medula espinhal, o surgimento de tumores dessa região é devido ao crescimento de células anormais nesses tecidos. A ampla maioria desses tumores surgem no cérebro.
ICB: Existem fatores de risco?
Douglas Manfroi: As causas são multifatoriais, algumas adquiridas durante a vida e outras hereditárias como por exemplo a neurofibromatose. Fatores que aumentam o risco são:
- Exposição à radiação, como no caso de profissionais que trabalham com raio-x;
- Pacientes que se submetem à radioterapia ou exames excessivos com radiação, como a tomografia;
- Deficiência do sistema imunológico, como o HIV;
- Fatores ocupacionais como: exposição a arsênico, chumbo, mercúrio;
- Trabalhar em empresa petroquímica, indústria de borracha, plástico, entre outras;
- Agricultura devido à exposição a agrotóxicos.
ICB: Quais são os principais sinais deste tumor?
Douglas Manfroi: Dor de cabeça com sinais de alarme como, por exemplo, surgimento de uma dor de cabeça nova, mudança do tipo de dor, aumento da frequência ou intensidade ou quando a dor é fixa. Além de epilepsia, crises convulsivas ou déficits neurológicos como perda de força, alterações na fala, na visão…
ICB: Há formas de reduzir as chances para este câncer ou realizar o rastreio?
Douglas Manfroi: Não existe até o presente momento uma forma específica de prevenir esse tipo de câncer. A detecção precoce é realizada em pacientes com sintomas sugestivos da doença através de exames clínicos e de imagem.
ICB: Qual o papel e importância do Maio Cinza?
Douglas Manfroi: É um mês inteiramente dedicado à conscientização do câncer cerebral que alerta para dores de cabeça constantes ou mudanças no padrão da dor e perda ou alteração de alguma função neurológica.
Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que nós te ajudamos.
Conscientizar é salvar vidas.
Este mês, e em todos os outros, esteja atento aos sintomas do câncer de cérebro.