Cirurgia Cabeça e Pescoço

Cirurgia Cabeça e Pescoço

O que trata

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade que trata tumores benignos e malignos localizados na região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares e dos tecidos moles do pescoço e da paratireoide. A atuação não inclui as doenças do cérebro e da coluna cervical.

As alterações benignas são nódulos na tireoide, parótida e nas glândulas submandibular e sublingual ou inflamações e cálculos que precisem de acompanhamento clínico. No entanto, são os cânceres os casos mais comuns no consultório, entre eles os de tireoide e os carcinomas epidermoides, que se formam na cavidade oral, garganta e laringe, normalmente mais agressivos.

Atuação do especialista

Se o paciente apresentar caroço no pescoço, rouquidão por mais de três semanas, dor ou dificuldade para engolir e ferida na boca, lábio ou língua que não cicatriza, ele deve procurar um cirurgião de cabeça e pescoço.

Serão avaliados todos os sintomas, através de um exame físico detalhado da cavidade oral, faringe, boca e pescoço. É comum a realização de exames complementares, como ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O tratamento poderá ser clínico, cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico.

Nossos time de especialistas