A infectologia é a especialidade que trata as doenças infectocontagiosas, causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Entre os problemas mais frequentes, estão o HIV, hepatites B e C, sífilis, doenças transmitidas pelo aedes aegypti, infecções urinárias de repetição, herpes labial ou genital recorrentes, HPV, osteomielite (infecção dos ossos) e alguns casos de pneumonias e tuberculose.
O especialista também deve ser consultado por pessoas que viajam a locais endêmicos de doenças infecciosas para orientação, recomendações preventivas e aplicação de vacinas em pessoas adultas.
O Infectologista é o médico que, em sua formação, tem maior contato com a prescrição de antibióticos, sendo assim o que mais domina o seu uso.
Atuação do especialista
É muito comum a atuação deste especialista junto a outras especialidades, como reumatologistas e cirurgiões (em casos de infecções pós-cirúrgicas), e às pessoas com diabetes e câncer. Normalmente, esses pacientes são mais suscetíveis às infecções. Dessa forma, o infectologista trata possíveis doenças oportunistas e realiza medidas profiláticas, recomendando vacinas e doses de antibióticos.
Essa também é uma especialidade essencial quando o assunto é desospitalização. Algumas doenças, como endocardite e complicações em decorrência do câncer, levam uma pessoa estável à internação devido à necessidade de antibióticos. O infectologista encontra alternativas para administração desses medicamentos em clínicas, devolvendo o paciente para o convívio da família, oferecendo um tratamento mais digno e melhor recuperação.