Urologia

O que trata

Este especialista direciona sua atuação para as doenças benignas e malignas do trato urogenital masculino (os órgãos reprodutivos e do sistema urinário), as glândulas adrenais, rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, pênis e testículos.

O urologista pode ser procurado quando surgirem alguns sintomas, a exemplo de sangramento na urina, dores abdominais, na lombar, no pênis ou testículos ou outros sintomas urinários inespecíficos. Os que possuem antecedentes de câncer na família também devem se consultar com o urologista.

Atuação do especialista

O tumor mais frequentemente tratado por este médico é o câncer de próstata, o mais comuns nos homens, mas os casos de câncer renal e de bexiga também vêm crescendo e merecem cada vez mais atenção.

A consulta se baseia no histórico do paciente e em exames físicos direcionados para os problema específico relatado. Com isso, é avaliada a necessidade ou não de exames complementares para chegar ao diagnóstico. A partir daí, é definido o melhor tratamento em parceria com a equipe multidisciplinar.

Nosso especialista