O ICB foi criado com o objetivo de cuidar. Muito mais que uma clínica, somos parceiros dos nossos pacientes, somos pessoas com as quais eles podem contar e confiar para podermos superar juntos essa etapa.
Aqui você conta com total suporte para prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de forma eficaz, através dos principais exames e procedimentos da área.
O tratamento de pacientes com câncer requer uma equipe completa para atender às necessidades específicas de cada um. O ICB proporciona este auxílio através de um corpo clínico diversificado e a possibilidade de atendimento em mais de 20 especialidades no mesmo ambiente.
Alguma dúvida ou questão que não conseguiu achar no site? Envie-nos uma mensagem. Caso esteja buscando oportunidades, clique em Trabalhe Conosco e envie seu currículo.
A cirurgia torácica é a especialidade médica que cuida das doenças o tórax e do sistema respiratório com indicação cirúrgicas nos pulmões, parede torácica (tecidos de revestimento, ossos, costelas e os músculos do tórax), traquéia, brônquios, pulmões, pleuras (membrana que recobre o pulmão), mediastino (região entre os pulmões) e até esôfago.
Os problemas benignos tratados e acompanhados por este especialista são relacionados às infecções, pneumonias frequentes, derrame pleural (acúmulo de líquido na pleura), doenças do mediastino e a hiperidrose (condição que provoca suor excessivo). Uma deformidade da parede do tórax, chamada pectus, também é operada por este cirurgião.
No entanto, os casos de câncer de pulmão são o foco maior da especialidade, devido à frequência nos consultórios.
Atuação do especialista
Durante a consulta, o cirurgião investiga os sintomas, realiza a avaliação física e solicita exames complementares imprescindíveis para detectar precocemente qualquer tipo de doença. Os mais comuns são exames de sangue, da secreção, das funções pulmonar e cardíaca e os exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética, endoscopia e broncoscopia.
O papel da cirurgia é curativo, em casos iniciais, ou faz parte do protocolo de tratamento multidisciplinar, que envolve também oncologista, radioterapeuta, pneumologista e patologista.