Oncologia Clínica

Oncologia Clínica

O que trata

A oncologia é a área da medicina responsável pelo tratamento de diversos tipos de câncer. Além disso, este médico também ajuda os pacientes na prevenção e diagnóstico da doença.

A especialidade surgiu da necessidade de concentração das decisões do tratamento oncológico. A patologia, diferente de muitas outras, exige o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, pois é frequente o aparecimento de outros problemas em decorrência do câncer e de efeitos colaterais do tratamento. Assim, o oncologista é o especialista responsável pela coordenação dessa equipe.

Atuação do especialista

A medicina oferece várias alternativas para o tratamento do câncer e o oncologista vai definir qual a melhor abordagem. Quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia ou cirurgia são alternativas que podem ser utilizadas isoladamente, em associação ou em sequência, variando de acordo com cada caso.

As consultas com o oncologista acontecem durante e após o término do tratamento, pois, além das chances do tumor voltar, existem riscos de aparecimento de doenças em decorrência das terapias aplicadas. Nesse último caso, o oncologista atua juntamente com o especialista para auxiliar no controle do problema.

Normalmente, o atendimento prossegue por 5 a 15 anos. No início, consultas e exames são mais frequentes e depois os intervalos são mais longos. Nos casos onde não há chance de cura, o acompanhamento acontece para o resto da vida.

Nossos time de especialistas